domingo, 29 de março de 2009

Brasil, Um País de Todos?

Não venho falar de dados, até porque não os tenho e por conhecimento geral, sabemos que a miséria em nosso país tem sido fator cada dia mais agravante.
O que quero aqui, é provocar em vocês, leitores, uma reflexão sobre isso, e por que não acentuar seu questionamento sobre a eficiência das atitudes que estão sendo tomadas atualmente?
Talvez, vocês pensem que não é problema de vocês, é claro, vocês pagam suas contas em dia, trabalham honestamente, e costumamos julgar que é dever do governo realizar projetos e melhorias na vida das pessoas. Porém é nosso dever fazer com que essas atitudes sejam tomadas! Estamos simplesmente a parte de tudo, não nos preocupamos se está tudo bem ou não. "Tanto faz, desde que não afete a minha vida". Bom, não posso dizer que o governo não faz nada, ele até tenta, programas como o Bolsa Família, por exemplo, podem até ajudar, mas não resolvem! E por que não? A resposta, caros leitores, é bem simples, não se pode dar o peixe, deve-se ensinar a pescar! E além do mais, há milhares de pessoas que não precisam desse benefício e usufruem do mesmo. Que consciência é essa? Nesse país onde os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres! Será que há alguma coisa para ser feita? Será que não é direito nosso, cobrar dos políticos que elegemos uma melhor estrutura política para reger nosso país?
A discussão está apenas em âmbito nacional, nem pensamos ainda na relação com o mundo lá fora. Podemos fazer mais! Não é dar esmola, é dar oportunidade, é oferecer conhecimento! E não deve partir apenas de nós, deve partir de todos, a vontade de aprender e a vontade de ensinar! Não sei se já observaram, que frequentemente aparece uma propaganda na TV, que diz: "Brasil, Um país de Todos". Agora, eu lhes pergunto: "Quando?".

5 comentários:

iILÓGICO disse...

gostei demais moça! vamos gastando a verve e trocando idéias. é incrível o que a fala move....

Ricardo Esteves disse...

hey, sie laa se o bolsa família e o que deve ser criticado, embora tudo deva ser, essa esmola do governo, mas sei la.. pior a "esmola"que entra pros magnatas e que ninguém fala nada.. um deputado custa mais de 100mil, fora isso tem mais uma pá de gente que nao trabalhaa..é tenso!
eu fiz um comentário no post de baixo, sei la, acho que bolsa familia e uma espécie de new deal, pq de tão quebrada a economia tem que dar dinhero pro povo comprar ..

Nayara .NY disse...

concordo mais com a primeira parte do comentário, na qual você diz que tudo deve ser criticado!

=)

É tanta coisa errada q fica difícil saber por onde começar...

Éder Milani disse...

Marquito,

a omissão é sim uma forma de culpa. De não participação.
A violência por exemplo, só se torna "interessante" quando desce o morro e atinge o asfalto.

O bolsa família, assim como vários outros projetos sociais não tão famosos do governo, contribuem de alguma maneira sim. Lá em cima, onde nós aqui embaixo não sabemos o que é. Mas de qualquer forma, há sim muitas críticas e mudanças que poderiam ser sugeridas.

A mensagem que me fica disso tudo é qual a forma de ser: agir ou apontar.

Aquele abraço!

iILÓGICO disse...

agir! e sei que, mesmo que seja entre duas pessoas, debater também pode gerar algo...