quarta-feira, 15 de abril de 2009

sartre

15 de abril de 1980 — A filosofia de Jean-Paul Sartre
15/04/2009 - 00:30 | Enviado por: denisedealmeida


Jean-Paul Sartre foi um dos maiores filósofos do pós-guerra. Nasceu em Paris em 1905. O pai, um jovem oficial da marinha, morreu quando o filósofo tinha 1 ano. O projeto de ser escritor nasceu na biblioteca do seu avô materno. Sartre foi estudar na Escola Superior Normal de Paris, onde conheceu Simone de Beauvoir, que se tornaria sua colaboradora intelectual e com quem viveu até o fim da vida. Não se casaram porque um não queria ser obstáculo a que o outro vivesse plenamente a sua própria liberdade. Sartre e Simone frequentavam o café Flore, em Paris, onde escreviam e conversavam cercados de estudantes.
Depois de algumas tentativas, Sartre publicou em 1937 O Muro, seu primeiro romance, e em 1938, A Náusea. Na Segunda Guerra Mundial serviu no Exército francês e foi feito prisioneiro pelos alemães, em 1940. Após alguns meses na prisão fugiu, e passou o resto da guerra na Paris ocupada pelos alemães.

copydesk: http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php

2 comentários:

Fernanda Fernandes Fontes disse...

Gosto de Sartre, do existencialismo...não somente a filosofia é fascinante - e convenhamos, complexa! - mas sua relação com Beauvoir, sua personalidade...é de figuras assim que careço!

Bjs

iILÓGICO disse...

fernandinha, já leu baudelaire?